Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Sou Feliz e agradeço por tudo que D'us me deu." O maior presente recebido foi a minha filha, que chegou para iluminar a minha vida. Tenho um marido, amigo, amante e companheiro. Agora tem mais um para ocupar espaço no meu coração, o Ben, o cachorro que chegou para alegrar mais ainda a nossa casa. Amo tudo o que faço, a começar pela minha profissão, ser professora.Minha paixão continua sendo a educação. Amava os meus pequenos da Ed. Infantil e me emociono quando os encontro já adultos. Adoro trabalhar com os surdos, crianças adolescentes e adultos, onde trabalho como professora de Artes.Com eles aprendo muito. Gosto de fazer croche, pão de mel, bordado,fuxico, bonecas de pano, arcos de cabelo, trico a máquina e outros tipos de artesanato.Tenho uma mania que me levou a ter um apelido "Rainha da sucata",adoro reciclagem.

Meus pais, muitas saudades...


                Foto tirada em maio de 2007


      MÃE
PAI

É difícil falar quando você está envolvida, mas todos aqueles que tiveram o prazer de te conhecer , sabem do que vou falar agora, da sua bondade. Seu coração imenso, que não podia dizer não a quem se aproximasse de você para pedir algum favor ou alguma ajuda financeira. Mesmo tendo pouco dividia o que tinha sem se preocupar se receberia de volta. Com o tempo foi difícil mostrar e te ensinar que não poderia agir mais assim, que o mundo estava se modificando e as pessoas também. Ensinar-te que você não deveria perder esta bondade que tinha no seu coração, mas apenas não poderia confiar tanto nas pessoas, pois nem todos seriam como ou pensariam como você.
Bom, eu cresci aprendendo e tentando te ensinar muitas coisas. Se hoje sou o que sou é porque tive uma família que me apoiou e que me fez uma pessoa madura, pois é com os problemas que enfrentamos que aprendemos e crescemos. E foi nas alegrias e nas dificuldades que estivemos sempre unidos, fortalecidos e assim superávamos os problemas.
O tempo passou, seus filhos cresceram, se formaram, começaram a trabalhar e foi muito difícil te convencer que estava na hora de você parar de trabalhar. Sempre muito ativo você não conseguia ficar parado, sempre que podia você nos enganava e saía pra tentar vender suas mercadorias e arrumar um dinheiro. Nestas horas não dava pra falar nada, pois você se orgulhava de ainda poder contribuir nas despesas.
Eu me casei e tive a felicidade de entrar com você na sinagoga. Agora você tinha ganho um genro, a quem você tratava como um filho.
Sempre muito bem humorado adorava crianças. Você tinha um novo posto, o de avô, e que avô... Aquele avô apaixonado, que tinha muito orgulho de exibir a sua neta para todos. Foi aí que você mais uma vez me ajudou, por muitas vezes você me deu a paz que toda mãe precisa para sair e trabalhar tranqüila, estava sempre por perto olhando, brincando, fiscalizando e muitas vezes também estragando, deixando fazer tudo e eu não podia chamar atenção dela, pois você não gostava.
E esta paixão se fortaleceu por parte da sua neta que tem por você um carinho especial, um amor muito lindo que tenho certeza vai fazer da Nicole um ser Humano especial, chegando a dizer que você era o seu segundo pai.
Seu filho também se casou e você ganhou uma nora e mais netas. Os problemas de saúde foram muitos. Muitas cirurgias, quantos sustos, quantas internações, mas você não se entregava, se cuidava, tomava seus remédios. E quando no ano de 2005 você enfrentou uma doença muito grave, em nenhum momento entregou os pontos, fez os tratamentos sem reclamar, mesmo com as conseqüências que a quimioterapia e a radioterapia ocasionavam no seu organismo. Nesta hora você mostrou toda a sua vontade de viver, e foi com sua fé e força que venceu mais esta etapa difícil e como um milagre você ficou curado.
No início deste ano mais um acidente de percurso, uma isquêmica na área do equilíbrio fez com que ficasse mais difícil a sua locomoção. Agora, você que não gostava de depender de ninguém, não podia mais ficar sozinho, nem cuidar da minha mãe e da sua neta como você sempre fez. E mais uma vez você mostrou a sua força de vontade. Já estava começando a andar sozinho, com ajuda do andador.
No dia 26 de outubro de 2007,acho que uma força maior do que a sua nos mostrou que estava na hora de você descansar, e você seguiu o seu caminho nos deixando saudades. O que me conforta é saber que você onde quer que esteja continuará me ajudando e dando forças pra continuar cuidando da minha mãe e criando a minha filha.
Agora vou te agradecer por tudo.
Por ter me ajudado a criar a minha filha.
Por ter me ajudado a cuidar da minha mãe.
Por ter me ajudado a enfrentar os problemas da vida tão cedo, pois foi com eles que cresci e estou ainda crescendo e amadurecendo.
Por ter me ajudado a mostrar a Nicole o carinho e a atenção que devemos ter com todos, especialmente os diferentes de nós, os mais velhos, mais novos, mais favorecidos ou não, qualquer um.
Obrigada por ter sido o melhor avô do mundo.
Pai, descanse em paz.

Noemi

Saudade.
Quem é que não tem saudade de alguém que já se foi.
Que deixou a sua marca, o seu brilho em nossas vidas?
Ah, Saudade...
Não confunda saudade com tristeza. 
Mas tenha certeza que não é a morte que interrompe o Amor, o Carinho e o Afeto.
Não chore por aquele que não está mais junto de ti, mas está junto de Deus.
Tenha Lembranças do sorriso, da voz nos seus ouvidos, do momento de carinho e de ternura, dos momentos felizes que passaram e agradeça a Deus por Ele ter permitido que esta pessoa tenha brilhado na sua vida. 
Tudo passa tão rápido aqui, que quando vemos,
não dá nem mais tempo de dizer eu te amo, você é especial pra mim,
que bom ter você ao meu lado...
Tenha Saudade sim, isso faz parte de nós.


 Este video foi feito dias antes da minha mãe ser internada . Sinto muita saudade. 
Estou terminando a colcha , ela deixou mais de 600 fuxicos prontos.
 Recebi  de uma amiga, (Iracema),só quem conviveu sabe o quanto é verdadeiro. Lembrei muito da minha mãe ao ler este texto.
TESTAMENTO DE UM IDOSO COM ALZHEIMER...
( Do livro “Doença de Alzheimer - Vivências e Cuidados de Lilian
Alicke)

"Junto com meu testamento, no qual lego a meus filhos e
amigos a minha vontade de viver e meu amor a Deus e a
toda a criação, faço um pedido: se, por ventura, no meu
cérebro a senilidade penetrar sorrateiramente, a demência
se infiltrar inesperadamente e o esquecimento, a falta de
lucidez e a confusão se intalarem, por favor, lembrem que:
. eventualmente, ainda tenho uma vaga idéia de minha
identidade;
. gosto de ser chamada pelo meu nome, aquele que meus
pais me deram;
. posso ainda saber onde estou e com quem estou;
. posso estar gostando ou não de onde estou e com quem
estou;
. faço ainda questão de usar aquele tipo de sapato que toda
a minha vida usei;
. gosto ainda de usar a roupa ao estilo que sempre preferi;
. a roupa dos outros colocada em mim me entristece;
. a falta de atenção em me ajudar na higiene pessoal me traz
ansiedade;
. a comida de um estilo que não conheço não me apetece;
. as fraldas de vez em quando me incomodam e me deixam
envergonhada;
. gostaria, às vezes, de caminhar para espairecer e ver a
natureza;
. receber uma palavrinha me faz lembrar que sou gente;
. receber visitas me faz lembrar que ainda sou importante;
. receber um abraço e um beijo me diz que alguém ainda tem
afeto por mim;
. a falta de sono não é proposital, nem intencional;
. a falta de interesse está além do meu controle;
. minha falta de jeito é inexplicável para mim mesma;
. o esquecimento me deixa traumatizada;
. tenho dores que às vezes não posso contar;
. nem sempre o que me fazem fazer é o que eu gostaria de
estar fazendo;
. meu olhar vago não reflete o que sinto;
. e se não dou um abraço é porque os meus braços não me
obedecem mais;
. se não dou um beijo é porque meus lábios não sabem mais
o que fazer;
. se não te digo que valorizo sua dedicação e seu amor é
porque a ponte se partiu e perdi o caminho que me levaria
a compartilhar meus sentimentos com você."

ASS: UM SER HUMANO QUE ENVELHECE…

Nenhum comentário: